Breaking Bad narra a história de Walter White (Bryan Cranston), um humilde professor de química que vê sua vida se transformar quando descobre ser portador de um câncer terminal. Com um passado brilhante como pesquisador, Walter amarga agora uma terrível situação financeira trabalhando como professor em uma escola de ensino médio. Com seu modesto salário sustenta a esposa Skyler (Anna Gunn) e seu filho Walter Jr. (RJ Mitte), que sofre de paralisia cerebral. Walter fica desesperado ao perceber que sua família irá passar necessidades após sua morte e decide que fará qualquer coisa para que eles não sofram com a falta de dinheiro. Impulsionado pelo medo e por desejo de oferecer dignidade à Skyler e Jr. ele começa a usar suas habilidades em química a favor do crime, montando um laboratório de drogas para financiar seus anseios. Com uma trama intensa e emocionante a série mostra que nesse enredo não existem vilões nem mocinhos.
Walter White, um professor de química com uma esposa grávida, Skyler, e um filho com paralisia cerebral, é diagnosticado com um câncer de pulmão terminal no terceiro estágio. Determinado a gerar uma herança suficiente para sua família antes de sua morte, Walter adentra no comércio ilegal de drogas prevalendo-se de seus conhecimentos de química para produzir metanfetaminas (crystal meth) extremamente potentes com a ajuda de Jesse Pinkman, seu ex-aluno. Operando em um trailer no deserto, os dois defendem-se de dois traficantes de drogas da região, e antigos distribuidores de Jesse, que acusam Walter de ser um agente da DEA. Sob a mira de armas, Walter garante a vida dele e de Jesse oferecendo a receita de seu crystal meth, envenenando-os com gás de fosfina[7] durante o processo de produção, deixando os dois traficantes morrerem sufocados no trailer, antes de fugir com Jesse ferido.
Walter e Jesse descobrem que um dos traficantes ainda está vivo e decidem prendê-lo no porão da casa de Jesse. Após um cara ou coroa, Jesse recebe a tarefa de livrar-se do corpo do traficante morto, enquanto que Walter deve matar o outro, fato que o deixa desgostoso. Jesse dissolve o corpo numa banheira com ácido hidrofluórico, mas o ácido dissolve a banheira e o chão, despejando o corpo semi-dissolvido no hall do andar de baixo. Enquanto isso, Walter começa a dar comida e uma latrina a seu prisioneiro, Krazy-8, a quem também faz confidências, dando-o tempo para encontrar uma desculpa para deixá-lo viver. Devido a sua doença, Walter desmaia por algum tempo em uma das vezes enquanto entrega a comida, quebrando um prato. Ao acordar depois, Walter recolhe o prato quebrado e, após uma conversa franca com Krazy-8, ele vai buscar a chave para libertá-lo. Contudo, enquanto Walter está no andar superior ele descobre que há um grande pedaço afiado faltando nos restos do prato. Ao perceber que Krazy-8 pretende matá-lo no momento que ele for libertado, Walter decide que ele não tem outra escolha além de matar o traficante. Após o despejo do corpo, Walter corta os laços com Jesse e o tráfico de drogas.
Enquanto isso o cunhado de Walter, Hank, que realmente é um agente da DEA deduz que há um novo produtor de drogas na região, seguindo rastros de evidências deixadas por Walter no local de produção das drogas. Também é revelado que a cunhada de Walter, Marie, é uma ladra ocasional. Então, Walter revela a sua família, a Marie e a Hank, que ele tem câncer. Eles imploram que ele visite médicos especialistas e que seja submetido a quimioterapia. Enquanto Walter está irredutível quanto a seu próprio destino, morrer honoravelmente ao invés de sofrer as indignidades dos efeitos colaterais da quimioterapia, Walter finalmente concorda em se tratar. Ele finge aceitar a ajuda financeira de um amigo rico como pretexto para explicar a fonte de pagamento de sua quimioterapia. O amigo é seu ex-colega e sócio em uma companhia chamada Grey Matter (massa cinzenta). Os dois foram para a universidade juntos e começaram o que agora é um negócio extremamente lucrativo. Através de uma série de 'flashbacks', um encontro em uma festa de aniversário no presente e uma conversa com a esposa de seu amigo por telefone, podemos assumir que Walter "perdeu a garota" para seu parceiro de negócios, e provavelmente desistiu da amizade, do relacionamento mal sucedido e do negócio - deixando-o com a alternativa de tornar-se um professor colegial de química. A maneira como ele decide pagar por sua quimioterapia é um modo de reabordar Jesse a refazer seu negócio, permitindo-o pagar por seu tratamento e ainda recuperar seu orgulho. Jesse, incapaz de replicar a receita de Walter, aceita a parceria com ele e concorda com seus papéis claramente definidos: Jesse como vendedor e Walter como produtor. Jesse descobre que Walter tem câncer de pulmão, e ao perceber seu objetivo de ajudar sua família após sua morte, desenvolve um maior respeito por ele.
Insatisfeito com os lucros insuficientes que Jesse está obtendo sozinho através de pequenas vendas nas ruas, Walter manda Jesse negociar com Tuco, que dominou a distribuição local de drogas e que Walter não sabe, mas é também um violento psicopata. Durante seu primeiro encontro, Tuco recusa pagar antecipadamente pelo produto e bate cruelmente em Jesse quando ele tenta terminar o negócio. Com Jesse no hospital, Walter, sob a alcunha de "Heisenberg, " confronta Tuco com a demanda de um pagamento antecipado.
Quando Tuco se prepara para agredi-lo, Walter detona uma pequena quantidade de fulminato de mercúrio (II), gerando uma explosão que detona o piso superior do esconderijo e intimida Tuco a entregar o pagamento com a promessa de negócios futuros. Jesse recupera-se de seus ferimentos e os dois voltam a produzir metanfetamina, desta vez contornando a restrição de produtos do medicamento de venda livre, pseudoefedrina roubando um grande estoque de metilamina de um armazém de produtos químicos e utilizando um método alternativo de sintetização. Agora capazes de produzir quatro vezes mais crystal meth que antes, os dois começam um negócio estável com o cada vez mais psicopático Tuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário