Firefly é uma série de ficção científica criada pelo escritor/diretor
Joss Whedon, criador de Buffy: A Caça Vampiros, Angel e Dollhouse,
Firefly estreou nos Estados Unidos e Canadá na emissora FOX em 20 de
setembro de 2002. Ela foi cancelada após somente onze dos catorze
episódios produzidos terem ido ao ar. Apesar do relativo curto período
de existência da série, apresentou boas vendas quando foi lançada em
DVD, e desenvolveu uma impressionante base de campanhas de suporte
criadas pelos fãs. A história da série se passava no ano de 2517, após a
chegada dos humanos em um novo sistema solar, e segue as aventuras da
tripulação renegada da Serenity, uma nave espacial classe Firefly. O
elenco principal retrata os nove personagens que moram na Serenity.
O programa toma seu nome da nave espacial classe Firefly Serenity, nave que os personagens principais chamam de lar. Ela lembra um vaga-lume (firefly) no seu arranjo geral, e a sessão da cauda, análoga ao abdômen insectóide bioluminiscente, que ilumina-se quando a nave está acelerando.
Durante a série é mostrado que a Aliança parece governar o sistema solar através de uma organização de planetas “centrais”, seguindo seu sucesso de forçosamente unificar todas as colônias sobre um único governo. Comentários de áudio no DVD sugerem que dois planetas “centrais” principais abrangem a Aliança, um com cultura predominantemente Western, o outro pan-asiática, justificando a mistura lingüística e da temática visual da série. Os planetas centrais estão sobre firme controle da Aliança, mas os planetas e luas fronteiriços lembram o Oeste Americano do século XIX, com pouca autoridade governamental. Colonizadores e refugiados nos planetas fronteiriços (“lá no fundo” ou “indo para o fundo”) têm uma relativa liberdade do governo central, mas não possuem os luxos da civilização tecnologicamente avançada dos mundos centrais. Além disso, as áreas próximas à borda do sistema estão cheias de Reavers, uma raça nômade canibalística.
Nesse universo vivem os protagonistas da história. O capitão da nave é Malcolm “Mal” Reynolds (Nathan Fillion) que junto com sua primeira imediata Zoe Washburne (Gina Torres), como foi estabelecido no epísodio Serenity, foram veteranos “casacos-marrons” da Guerra da Unificação, uma falha tentativa dos planetas fronteiriços de resistir ao controle da Aliança. Em um episódio posterior, intitulado “Out of Gás,” revela que Mal comprou a nave para poder continuar vivendo além do controle da Aliança. A maior parte do trabalho da tripulação consiste em transporte de carga ou contrabando. Um dos arcos principais da história consiste de River Tam (Summer Glau) e seu irmão Simon (Sean Maher). River foi uma criança prodígio, que teve seu cérebro sujeito a experimentos. Como conseqüência, ela demonstra esquizofrenia e frequentemente escuta vozes. É posteriormente relevado que ela é uma “leitora”, alguém que possuiu habilidades psíquicas. Simon desistiu de uma carreira de sucesso como um cirurgião de traumas para resgatar ela da Aliança e como resultado ambos são criminosos procurados. No piloto original “’’Serenity’’,” Simon se junta a tripulação da Serenity como um passageiro pagante com River escondida a bordo como carga. Como Whedon afirma no comentário do DVD, cada programa que ele faz é sobre criar uma família. Até os eventos do último episódio, “Objects in Space,” o personagem desestruturado de River finalmente se torna completo, parcialmente porque os outros decidiram aceitá-la como parte da família" na nave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário